SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CMEI VILA OSTERNACK - REGIONAL BAIRRO NOVO
PROFISSIONAIS: EDUCADORA: ELAINE RODRIGUES DA SILVA – PROFESSORA: LARISSA LOUISE MAZUR
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA:
LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA.
TURMA: PRÉ - ANO: 2011
FAIXA ETÁRIA: 4 a 5 ANOS
TEMPO PREVISTO: 2 SEMANAS- 3 VEZES POR SEMANA
NOME DA SEQUÊNCIA: “BRINCANDO COM OS NOMES”
JUSTIFICATIVA:
É cada vez mais comum que as crianças se interessem pela leitura e escrita. As palavras aparecem em praticamente todos os lugares do nosso cotidiano, despertando nas crianças a curiosidade e a vontade em aprendê-las. E é a partir do seu nome e do nome de pessoas próximas a ela que a criança constrói as suas noções de escrita. A partir deles ela aprenderá o repertório de letras do alfabeto e perceberá que a escrita nada mais é do que o registro da linguagem oral.
Na sociedade globalizada e informatizada em que vivemos as crianças estão em contato com as “letras” e sendo alfabetizadas cada vez mais cedo, principalmente pela necessidade de comunicação, informação e relação com o próximo.
Unindo a escrita ao uso da tecnologia só trará benefícios a diversas aprendizagens, como por exemplo, o desenvolvimento do raciocínio, concentração, aprendizagens de letras e números no teclado trabalhando simultaneamente a coordenação motora, abrindo assim possibilidade de novas descobertas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer o seu nome e de seus colegas.
• Realizar tentativas de escrita no teclado, de seu nome e dos colegas.
• Aprender comandos simples no computador, como utilizar as teclas do teclado, movimentar o mouse, reconhecer alguns botões(imprimir) .
• Respeitar as regras do jogo “Bingo”.
ETAPAS PROVÁVEIS:
1ª ETAPA:
Realizar brincadeiras de reconhecimento dos nomes como: dança das cadeiras, batata quente, músicas diversas sempre com a utilização dos crachás.
2ª ETAPA:
No computador uma criança de cada vez, será chamada para digitar uma cartela de “Bingo dos Nomes”.
A criança digitará o seu nome e de mais 5 colegas com o auxílio do crachás.
3ª ETAPA:
Com o auxílio da professora a criança aprenderá a utilizar o mouse até o botão da impressão.
Observação: Essa etapa será realizada com todas as crianças.
4ª ETAPA:
Reunir as crianças nas mesas para jogarem o bingo com as cartelas feitas por eles.
• Crachás com os nomes;
• Caixa vazia;
• Cadeiras;
• Rádio, cds;
• Computador, teclado, impressora;
• Sulfites;
• Papel cartão, contact, tampinha de garrafa pet.
AVALIAÇÃO
Faremos a avaliação através da participação das crianças durante todas as etapas previstas, por meio de pauta de observação de acordo com os objetivos propostos.
Os momentos das chamadas, com reconhecimento do próprio nome e dos colegas, foram bastante produtivo e divertido. No momento em que as crianças sentaram no computador para digitar os nomes alguns sentiram-se seguros com o teclado enquanto outros necessitaram do auxílio da professora. O uso da impressora possibilitou a percepção, nas crianças, do que fazemos no computador podemos ver no papel. No jogo pronto foi interessante as crianças não prenderem-se somente na sua cartela e sim prestar atenção nos nomes contidos nas cartelas dos colegas. Essa sequência possibilitou às crianças que ampliassem o conhecimento do repertório das letras do alfabeto.
CONSIDERAÇÕES:
LARISSA: As crianças envolveram-se muito bem na atividade. Os momentos das chamadas são permanentes, diários e bem diversificados; é uma forma de aprender brincando. Com o uso do computador as crianças puderam perceber com mais atenção as letras utilizadas nos nomes dos colegas, propiciando assim uma aprendizagem significativa.
ELAINE: Essa sequência possibilitou às crianças uma aprendizagem mais objetiva com relação às letras dos nomes, reforçando assim um conhecimento que já vem sendo desenvolvido. O uso da tecnologia aguçou o envolvimento e interesse das crianças no decorrer da atividade.