MUNDO ANIMAL

Área de formação humana: Oralidade, leitura e escrita; Relações Naturais e Sociais

turma : Pré                 Ano: 2010                 Tempo estimado: 3 meses

Autoras: Elaine Rodrigues da Silva
             Giovana Figeiredo

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Papéis e riscantes variados
  • computador, impressora, softwares diversos
  • livros diversos, massa de modelar
  • máquina fotografica, cds, dvds
  • alfabeto móvel, jogos, pesquisas variadas
OBJETIVO COMPARTILHADO:

Será confeccionado um encarte informativo com textos coletivos e ilustrações sobre animais.

OBJETIVOS:
  • conhecer diferentes animais e suas particularidades
  • ampliar o vocabulário
  • utilizar o desenho para representar suas idéias
  • fazer uso da tecnologia como recurso de incentivo a aprendizagem
  • explorar os aplicativos como: digitar, ouvir músicas, visualizar fotos e videos, jogos em softwares variados
ETAPAS:
  1. Através de rodas de conversas sobre o tema elencar quais animais eles tem curiosidade em estar conhecendo.














2° ETAPA

Montagem de um gráfico com o nome das crianças e dos animais escolhidos pelas mesmas.



3° ETAPA

Repertoriar as crianças através de textos informativos e pesquisas sobre os animais.




4° ETAPA

Produção de textos coletivos sobre animais. será registrado pela educadora, a mesma auxíliará as crianças para digitar, dando oportunidade de escolha de letras, tamanhos...



5° ETAPA

Explorar os aplicativos: digitar, ouvir músicas, visualizar fotos e videos, jogos em softwares variados.



6° ETAPA

Realizar desenhos de observação
 de animais, brincadeiras, dramatizações, danças...



7° ETAPA

leitura diária de histórias e textos informativos sobre os animais.



8 ° ETAPA

Brincando com as rimas, irão confeccionar um albúm, onde terá o nome do animal rimando com o nome da criança, o mesmo será ilustrado.

 


9° ETAPA

Após explorar os animais elencados será feito a montagem de um informativo com a apresentação, assinatura e foto das crianças.





AVALIAÇÃO

O envolvimento das crianças em todas as atividades propostas foi surpreendente, participaram contribuindo com pesquisas e interagindo com a família, através de pesquisas, conversas, conhecimentos e curiosidades adquiridas sobre os animais.
Destacaram-se na oralidade, ampliando seu vocabulário e foram estimulados através das informações que receberam a produzir, através do pensamento, textos coletivos registrados pela educadora.
percebeu-se através de diferentes atividades a evolução dos desenhos, da escrita, a memorização de imagens e letras e a identificação das letras nas histórias e palavras do cotidiano.
o uso da tecnologia como recurso de aprendizagem foi indispensável para a realização deste projeto.


BIBLIOGRAFIA

Planeta animal uma verdadeira enciclopédia ( ed. Girassol)
Meu primeiro Larrouse Junior de animais