Área de formação humana: Oralidade, leitura e escrita; Relações Naturais e Sociais
turma : Pré Ano: 2010 Tempo estimado: 3 meses
Autoras: Elaine Rodrigues da Silva
Giovana Figeiredo
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Papéis e riscantes variados
- computador, impressora, softwares diversos
- livros diversos, massa de modelar
- máquina fotografica, cds, dvds
- alfabeto móvel, jogos, pesquisas variadas
Será confeccionado um encarte informativo com textos coletivos e ilustrações sobre animais.
OBJETIVOS:
- conhecer diferentes animais e suas particularidades
- ampliar o vocabulário
- utilizar o desenho para representar suas idéias
- fazer uso da tecnologia como recurso de incentivo a aprendizagem
- explorar os aplicativos como: digitar, ouvir músicas, visualizar fotos e videos, jogos em softwares variados
- Através de rodas de conversas sobre o tema elencar quais animais eles tem curiosidade em estar conhecendo.
2° ETAPA
Montagem de um gráfico com o nome das crianças e dos animais escolhidos pelas mesmas.
3° ETAPA
Repertoriar as crianças através de textos informativos e pesquisas sobre os animais.
4° ETAPA
Produção de textos coletivos sobre animais. será registrado pela educadora, a mesma auxíliará as crianças para digitar, dando oportunidade de escolha de letras, tamanhos...
5° ETAPA
Explorar os aplicativos: digitar, ouvir músicas, visualizar fotos e videos, jogos em softwares variados.
6° ETAPA
Realizar desenhos de observação
7° ETAPA
leitura diária de histórias e textos informativos sobre os animais.
8 ° ETAPA
Brincando com as rimas, irão confeccionar um albúm, onde terá o nome do animal rimando com o nome da criança, o mesmo será ilustrado.
9° ETAPA
Após explorar os animais elencados será feito a montagem de um informativo com a apresentação, assinatura e foto das crianças.
AVALIAÇÃO
O envolvimento das crianças em todas as atividades propostas foi surpreendente, participaram contribuindo com pesquisas e interagindo com a família, através de pesquisas, conversas, conhecimentos e curiosidades adquiridas sobre os animais.
Destacaram-se na oralidade, ampliando seu vocabulário e foram estimulados através das informações que receberam a produzir, através do pensamento, textos coletivos registrados pela educadora.
percebeu-se através de diferentes atividades a evolução dos desenhos, da escrita, a memorização de imagens e letras e a identificação das letras nas histórias e palavras do cotidiano.
o uso da tecnologia como recurso de aprendizagem foi indispensável para a realização deste projeto.
BIBLIOGRAFIA
Planeta animal uma verdadeira enciclopédia ( ed. Girassol)
Meu primeiro Larrouse Junior de animais